SEQTRA Engenharia Logística e Negócios Sustentáveis

Usiminas terá fábrica de painéis enrijecidos

11 outubro 2011   //   Por SEQTRA   //   Notícias  //  Sem Comentários

Siderurgia Brasil — Edição 77

A Usiminas Mecânica será a primeira empresa brasileira a investir em uma fábrica de painelização automatizada em Suape-PE para atender à demanda do setor naval.

A Usiminas Mecânica anunciou que vai investir R$ 138 milhões na implantação de uma fábrica de painéis no porto de Suape, em Pernambuco, para atender à crescente demanda do mercado naval, impulsionado pelas obras do pré-sal. A previsão é que a unidade entre em funcionamento no final de 2012. Com capacidade de produção de 65 mil toneladas por ano, a fábrica terá uma linha de produção totalmente automatizada para produzir painéis enrijecidos com até 18 metros de comprimento.

Os painéis a serem fabricados na nova unidade vão ampliar o mix de produtos oferecidos pela Usiminas Mecânica à indústria naval, além de ser uma opção de entrada no negócio de montagem de blocos para grandes embarcações. “A Usiminas Mecânica está ampliando sua participação no mercado naval, oferecendo ao mercado um produto de alta qualidade e com vantagens logísticas”, afirma Guilherme Muylaert, diretor executivo da Usiminas Mecânica. Os painéis que serão produzidos em Suape vão permitir aos estaleiros cumprir com mais facilidade a exigência de que as embarcações licitadas tenham 65% de conteúdo local.

Segundo Muylaert, a crescente demanda interna por navios e plataformas desencadeou um aquecimento do mercado de componentes dos cascos de embarcações, especialmente blanks, painéis, subconjuntos e blocos. Além disso, as políticas governamentais de fomento para a indústria da construção naval contribuem para um cenário promissor para atuação da Usiminas Mecânica junto aos segmentos offshore e naval. Por sua parte, os estaleiros demonstraram grande interesse em receber esses componentes já prontos, o que vai permitir que eles se concentrem no seu core business, que é a montagem das embarcações.

Fonte: http://www.siderurgiabrasil.com.br/novosb/component/content/article/217-materiassb77/2130-usiminas-tera-fabrica-de-paineis-enrijecidos

Deixe um Comentário