SEQTRA Engenharia Logística e Negócios Sustentáveis

O peso da logística na siderurgia

22 julho 2011   //   Por SEQTRA   //   Notícias  //  Sem Comentários

Siderurgia Brasil — Edição 74

Na indústria siderúrgica, a obtenção de bons resultados depende da eficiência das operações de transporte em toda a cadeia, desde a jazida de minério até o usuário final do aço.

Em um mercado tão competitivo como é hoje o mercado mundial de produtos siderúrgicos, as empresas não podem descuidar de nenhuma das etapas de suas cadeias produtivas. Na indústria siderúrgica, a logística de movimentação de materiais sempre foi um fator fundamental para garantir bons resultados – e agora é mais ainda. Seja entre a mina e a usina ou entre a usina e o porto ou o cliente final, o transporte precisa ser feito com a máxima eficiência e o mínimo custo possível, o que exige uma perfeita combinação de equipamentos modernos com sistemas de gerenciamento avançados.
Na indústria siderúrgica brasileira, a logística sempre foi tratado com total profissionalismo. As siderúrgicas nacionais investem continuamente para manter seus sistemas de movimentação de materiais dentro e fora das usinas constantemente “lubrificados”, através da contínua renovação de seus equipamentos e de seus sistemas de gestão. Para isso, contam com fornecedores de produtos e serviços de primeira linha, que utilizam tecnologias desenvolvidas dentro e fora do país. E, cada vez mais, novas empresas estrangeiras se mostram dispostas e entrar nesse mercado, que deve acompanhar o crescimento do setor no Brasil que, como bem se sabe, tem diversos novos projetos de investimentos sendo implementados ou ainda nas gavetas, à espera do momento certo.
Nesta edição, alguma dessas empresas – usinas ou fornecedoras de produtos e serviços – revelam suas estratégias para manter a eficiência de seus sistemas ou crescer dentro de um mercado tão exigente como tem sido a indústria siderúrgica brasileira

Deixe um Comentário