SEQTRA Engenharia Logística e Negócios Sustentáveis
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Multimodal – Na Seqtra, utilização do SLIIC poderá ser expandida para embarcadores

21 setembro 2011   //   Por SEQTRA   //   Notícias  //  Comentários desativados

Os quase 900 veículos que compõem a frota da Seqtra Engenharia Logística & Negócios Sustentáveis (Fone: 31 3333.0018) são controlados pelo SLIIC – Soluções Logísticas Inteligentes & Itens Controlados, sistema de gestão logística implantado em 2009. E a utilização da tecnologia deverá chegar em breve a alguns embarcadores, que estão em fase de negociação com a companhia.

“Estamos negociando com grandes embarcadores no Brasil para a expansão da utilização do SLIIC”, conta o presidente da Seqtra, Dario Palhares, revelando que o sistema é capaz de controlar veículos, notas fiscais e itens online, realizando, inclusive, os cálculos das emissões de gases de efeito estufa por unidade/item transportado, do embarque à entrega, informando ao final de cada transporte o balanço das emissões, seja da Seqtra ou de terceiros.

A solução foi criada para suprir a necessidade de grandes embarcadores com enorme complexidade logística de terem um sistema versátil que pudesse fazer interface com os outros modais, eliminando buracos negros na operação. Por isso, a principal característica do sistema é transformar dados em informações estratégicas para maior produtividade na logística e medição de OTIF, indicador utilizado para medir a performance logística de atendimento ao cliente.

Com a adoção do SLIIC, o usuário passa a ter a possibilidade de, em cima de uma única base de dados, implementar processos de otimização da logística, inclusive para a reversa. “O sistema contribui diretamente para um melhor fluxo dos processos lógicos e minimiza consideravelmente os custos com fluxo cruzado”, explica Palhares. “Ele busca otimizar os recursos disponíveis para melhor atendimento as demandas lógicas dos embarcadores, a fim de proporcionar maior rentabilidade à sua operação”, complementa.

Como está em funcionamento em toda a frota da Seqtra, a solução é utilizada nas operações de todos os clientes e o seu desenvolvimento é constante, visando ao aperfeiçoamento 24 horas por dia. Assim, a companhia, desde a implantação, vem colhendo resultados importantes, como o maior controle de ativos e a redução de custos, ao reduzir a ociosidade nas operações logísticas. Além disso, a tecnologia permite à empresa executar os três tópicos do GHG Protocol: pegada do carbono, balanço das emissões e compensações.

O viés ambiental é o principal foco do SLIIC, que foi desenvolvido através de módulos, sendo que cada cliente pode controlar desde o aceite de pedidos, passando pelas etapas de planejamento de produção, controle da produção, expedição dos itens e controle de estoques, entre outros processos. Todas as informações são repassadas ao sistema, que disponibiliza e localiza em tempo real – via web ou smartphone – não só o veículo, mas cada item sob a logística da Seqtra.

Por meio da tecnologia, é possível captar o gás carbônico e realizar a respectiva compensação com a aquisição de créditos de carbono ou aplicação em recursos em programas de restauração ambiental. Além disso, das configurações do SLIIC, 70% são padrão e os outros 30% deverão ser customizados de acordo com a empresa ou com o modal em que for implantada a ferramenta.

Em 2010, a Seqtra – sigla que significa sustentabilidade, evolução, qualidade, tecnologia, rastreabilidade e assertividade – transportou 950 mil toneladas de carga, alcançando um faturamento de R$ 75 milhões. A previsão para 2011 é de movimentar 1,2 milhão de toneladas e faturar entre R$ 100 milhões e R$ 120 milhões.

Entre próprios e agregados, sua frota tem idade média de quatro anos e atende às demandas de dois clientes das regiões Sul e Sudeste: a Usiminas e a ArcelorMittal. A Seqtra utiliza como base suas 11 filiais, localizadas principalmente no eixo São Paulo e Minas Gerais. Ainda para 2011, deverá inaugurar três novas filiais: Vitória, ES, e São Francisco do Sul, SC, para atender a Arcelor Mittal, e Volta Redonda, RJ, para atender à CSN – Companhia Siderúrgica Nacional.

Fonte: Portal Logweb - http://www.logweb.com.br/novo/conteudo/noticia/27679/multimodal–na-seqtra-utilizacao-do-sliic-podera-ser-expandida-para-embarcadores/

Nippon assumirá fatia de Camargo e Votorantim na Usiminas, diz jornal

20 setembro 2011   //   Por SEQTRA   //   Notícias  //  Comentários desativados

A Nippon Steel vai ficar com as participações de Camargo Corrêa e Votorantim na Usiminas para depois, numa segunda etapa, buscar um parceiro para a maior produtora de aços planos do Brasil, publicou um jornal nesta segunda-feira. Os dois grupos possuem 26% das ações ordinárias da Usiminas e se recusaram a negociar com a Companhia Siderúrgica Nacional, publicou o jornal Valor Econômico citando fontes.

A Nippon Steel, que tem direito de preferência, deverá assumir as fatias de Camargo Corrêa e Votorantim – que “não têm pressa” em vender, segundo o jornal. O valor da negociação tomaria como base a suposta oferta de R$ 5 bilhões que teria sido feita pela CSN pela participação dos dois conglomerados brasileiros.

A CSN negou recentemente que tenha feito oferta pelas participações de Camargo Corrêa e Votorantim, que na sexta-feira reafirmaram posição de abril ao divulgarem ao mercado que “não existe qualquer proposta em aberto ou processo de alienação em curso”.

Às 11h25, as ações ordinárias da Usiminas recuavam 3,4%, ampliando perdas da sexta-feira. O papel preferencial da Usiminas perdia 1,8% no mesmo horário. Na semana passada, analistas afirmaram que se não houver uma mudança no grupo de controle da Usiminas, caso a Nippon Steel assuma as participações de Camargo Corrêa e Votorantim ao exercer seu direito de preferência, não haverá “tag along”. A regra obriga o pagamento aos acionistas minoritários de um mínimo de 80% do valor pago por ação na aquisição.

Os conglomerados brasileiros e a siderúrgica japonesa firmaram acordo em fevereiro para travar o grupo de controle da Usiminas, que inclui a Caixa dos Empregados, até 2031. Segundo o jornal, a Gerdau é vista como uma potencial compradora das participações de Camargo Corrêa e Votorantim, mas a maior produtora de aços longos das Américas reafirmou à Reuters “sua posição de não estar envolvida em negociações para aquisição da Usiminas”.

Representantes da Nippon Steel no Japão não puderam ser contatados imediatamente.

Fonte: Terra Notícias - http://economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=201109191037_RTR_1316428658nS1E78I033

 

ArcelorMittal reafirma seu compromisso com a sustentabilidade

20 setembro 2011   //   Por SEQTRA   //   Notícias  //  Comentários desativados

Única produtora de aço a conquistar o Prêmio Época Empresa Verde com projetos socioambientais sustentáveis.

A ArcelorMittal reitera sua liderança de compromisso com a gestão ambiental em suas atividades com a conquista do Premio Época Empresa Verde – classificada entre as 20 Melhores em Prática Ambiental. No total de 200 companhias inscritas, a ArcelorMittal Brasil foi a única produtora de aço a receber o prêmio.

O grupo, que reúne a ArcelorMittal Tubarão, a ArcelorMittal Aços Longos e a ArcelorMittal Vega, investe em diversas iniciativas de melhoria contínua de processos, visando à redução ou eliminação dos impactos ambientais. Dentre os resultados já alcançados, as empresas são consideradas benchmark no setor siderúrgico pela gestão de resíduos industriais, que tem como pilares a reutilização ou a reciclagem máxima, com o mínimo descarte.

Localizada em Serra (ES), a ArcelorMittal Tubarão foi pioneira na comercialização de coprodutos, como a Acerita e o Revsol, que já se tornaram matérias-primas com valor comercial e social. Além disso, a unidade possui um programa pioneiro de reuso da água: uma estação de tratamento permite que a empresa reutilize em sua operação efluentes de esgoto, água da chuva e de alguns setores industriais.

Outra prática reconhecida na premiação foi o Programa de Recuperação Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Taquaraçu. Uma área de 1.275m² cedida pela usina de Sabará da ArcelorMittal Aços Longos, em Taquaraçu de Minas (MG), abrigará um centro de apoio e um viveiro de 588,6m² para o plantio de quase 24 mil mudas de árvores de espécies do cerrado e da mata atlântica, a serem destinadas, no período de 2012 a 2015, à recuperação de matas ciliares, nascentes e áreas degradadas.

A ação integra o projeto de compensação, redução e mitigação das emissões de gases de efeito estufa da Seqtra Engenharia Logística, que transporta anualmente em torno de 9 mil toneladas de produtos da usina. O programa no qual a ArcelorMittal Aços Longos é parceira teve origem no Subcomitê do Rio Taquaraçu, do Comitê do Rio das Velhas, do Projeto Manuelzão, da Agência Peixe Vivo e da UFMG. Além das mudas, a iniciativa prevê o cercamento de 33 mil metros ao longo das margens de cursos d’água e a revegetação de nascentes de 114,4 hectares com mata ciliar.

Eficiência Energética- Desde 2004, a ArcelorMittal Brasil também trabalha em projetos de melhoria em eficiência energética e diminuição de suas emissões, com soma de reduções de emissões certificadas estimadas em torno de 10 milhões de toneladas de CO2 equivalente para os próximos 10 anos. A ArcelorMittal Tubarão, por exemplo, é autossuficiente em energia e todo excedente gerado internamente é comercializado no mercado nacional. A geração da energia é realizada em quatro termelétricas e outros sistemas de reaproveitamento de gases, como turbinas de topo, e a capacidade total chega a 500 MW, o equivalente ao consumo de 1,4 milhão de residências. Esse modelo energético sustentável proporciona redução de custos e menor impacto ambiental.

Fonte: Revista Fator – http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=173688

ArcelorMittal planta ideias de preservação

16 setembro 2011   //   Por SEQTRA   //   Notícias  //  Comentários desativados

Entre os muitos afluentes que cortam o rio das Velhas em Minas Gerais, o rio Taquaraçu tem importância vital e é um dos trechos com melhores condições hídricas de toda a bacia. Para garantir a qualidade da água, é necessário preservar as matas ciliares desse curso d’água, essenciais para evitar o assoreamento na região. Nesse sentido, a ArcelorMittal, empresa do setor siderúrgico que tem uma unidade na região, decidiu compensar as emissões de gases de efeito estufa gerados no transporte rodoviário de seus produtos construindo um viveiro, onde serão plantadas mudas que serão destinadas à recuperação de matas ciliares, de nascentes ou de áreas degradadas.

Como calcular as emissões

A Seqtra é uma empresa de transporte rodoviário criada em 2009 e que tem a sustentabilidade no centro de seus projetos. Com base em um levantamento sobre as emissões de poluentes na área de transporte de cargas, realizado em 2008, a Seqtra percebeu que os setores de mineração e siderurgia, juntamente com o transporte rodoviário, seriam os maiores poluidores dos próximos 30 anos. Assim nasceu o desafio da empresa de criar um processo sustentável para o transporte de aço.

Para saber a quantidade de poluentes que estava emitindo, a empresa decidiu criar um software chamado SLIIC (Soluções Logísticas Inteligentes & Itens Controlados). O programa conta com vários parâmetros para calcular a emissão de gases de efeito estufa no transporte de um trecho por caminhão, como o plano da rota, a condição da estrada, o relevo (retas, subidas ou descidas) e o modelo do caminhão.

“Ao final da viagem, o sistema avisa quantos quilômetros foram rodados, o consumo de diesel e a quantidade de emissões de gases estufa. Uma empresa de auditoria independente contratada pela Seqtra verifica se as informações calculadas por nós estão corretas para checar esses dados com o GHG Protocol (protocolo padrão utilizado por empresas e governos em todo o mundo na medição de gases estufa). Após este processo, a Seqtra elabora um relatório, que é enviado periodicamente para as empresas terem esse balanço”, explica Dário Palhares, presidente da Seqtra.

O software é adaptado para a atividade de cada empresa que contrata a Seqtra. “Das configurações do SLIIC, 70% são padrão e os outros 30% deverão ser customizados de acordo com a empresa ou com o modal que implantar a ferramenta”, explica Palhares.

O projeto de compensação dos gases estufa produzidos durante o transporte dos produtos da Arcelor-Mittal começou no início de 2010. Para fazer essa compensação, era necessário saber a quantidade de gases gerados, o que resultou na contratação da empresa Seqtra, que fazia o transporte rodoviário da unidade que a ArcelorMittal mantém no município de Sabará, Região Metropolitana de Belo Horizonte, aos pontos de distribuição das regiões Sul e Sudeste e calculou o total das emissões no ano de 2009.

Por meio de um software desenvolvido especialmente para o cálculo dessas emissões, a Seqtra consegue medir a quantidade de dióxido de carbono (CO2) emitida por sua frota de caminhões em cada trecho percorrido pelos caminhões (veja Box). Assim, a ArcelorMittal passou a ter um verdadeiro raio-X dos gases que o transporte de seus produtos liberava na atmosfera.

Com os números das emissões em mãos, a próxima etapa seria compensar esses gases. “Em um primeiro momento, o total de CO2 emitido foi compensado com a compra de créditos de carbono do mercado voluntário. Além desse tipo de compensação, pensamos que outra importante contribuição poderia ser a destinação de recursos para preparação e plantio de mudas de árvores destinadas à recuperação de matas ciliares, de nascentes ou de áreas degradadas”, explica o gerente de Meio Ambiente da ArcelorMittal, José Otávio Andrade Franco.

A partir daí surgiu a ideia da criação de um viveiro de mudas em terreno cedido em comodato pela ArcelorMittal Sabará na Usina Hidrelétrica Madame Denise, situada no município de Taquaraçu de Minas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A empresa já participava do subcomitê de bacias hidrográficas do rio das Velhas, Taquaraçu e Sabará com a intuito de fortalecer parcerias de preservação do meio ambiente na região.

Em diálogo com representantes do Projeto Manuelzão, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a empresa cedeu a área de 1.275 m² ao Programa de Recuperação Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Taquaraçu. O espaço abrigará um centro de apoio e um viveiro de 588,6 m² para o plantio de quase 24 mil mudas de árvores de espécies do Cerrado e da Mata atlântica.

O Projeto Manuelzão ajudará na parte técnica da instalação do viveiro, dando suporte na escolha das mudas e no diagnóstico das áreas a serem recuperadas. “O viveiro é apenas uma parte do nosso trabalho de recuperação da bacia do Taquaraçu. A articulação de diversos segmentos da sociedade nesse projeto está sendo essencial para o trabalho de preservação da região”, explica o presidente do comitê da bacia do Rio das Velhas e um dos coordenadores do Projeto Manuelzão, Rogério Sepúlveda.

A ideia é que o viveiro em Taquaraçu seja apenas o primeiro de muitos. “O objetivo é investir em um projeto próximo da unidade industrial, junto à comunidade. Este projeto será um piloto que as par-cerias pretendem expandir para outras regiões”, explica José Otávio. O viveiro tem previsão para estar concluído até o final desse ano.

A bacia do Taquaraçu tem cidades com áreas de agropecuária e o desmatamento avança na região. “As nascentes estão secando nessas áreas. O assoreamento está aumentando por conta do desmatamento para criar áreas de pastagem. Com a recuperação da mata ciliar por meio dessas mudas que virão dos viveiros, evitamos o assoreamento e aumentamos a vazão e a qualidade da água na região”, explica a analista ambiental e coordenadora do Subcomitê do Rio Taquaraçu, Derza Nogueira.

Para a analista, o projeto do viveiro que será desenvolvido pela ArcelorMittal com os parceiros na bacia do Taquaraçu tem caráter pioneiro, pois traz benefícios imediatos e próximos à comunidade que vivencia a atividade da ArcelorMittal. “Antes, as compensações eram feitas em outros lugares mais distantes e a comunidade não percebia os resultados. Agora, a compensação é feita próxima da atividade industrial e beneficia essa mesma comunidade”, explica.

Derza Nogueira ressalta que a população local precisa da água do Taquaraçu para sua sobrevivência. “Essa região ainda precisa e muito da água do rio. Essas medidas de preservação e recuperação de mata ciliar ficam mais baratas do que quando a situação estiver pior, com um rio assoreado e poluído”, conclui.

O presidente da Seqtra, Dário Palhares, empresa que calculou as emissões da ArcelorMittal, ressalta que o viveiro continuará em funcionamento mesmo depois de compensadas as emissões, ultrapassando o propósito inicial da iniciativa. “Mesmo depois de o viveiro haver alcançado seu objetivo, a compensação das emissões, ele continuará com a comunidade, pois trata-se de um projeto social que vai gerar renda e progresso para a região. Estamos dando um passo a mais ao incluir a sociedade nesse processo”, destaca Dário Palhares.

A matemática da Compensação

• Em 2010, a ArcelorMittal emitiu 1.234,79 tonelada de CO2/equivalente no transporte de seus produtos, valor calculado pela Seqtra.

• Cinco mudas plantadas compensam 1 tonelada de CO2/equivalente. Portanto, para compensar 1.234,79 tonelada de CO2 são necessárias 6.173,95 mudas.

• O viveiro na usina Madame Denise tem capacidade para 24 mil mudas, o que será suficiente para neutralizar as emissões da ArcelorMittal em 2010.

Fonte: Edição Especial - Indústria e Meio Ambiente (17 agosto 2011) - http://www.sinpapel.com.br/Noticias/noticias3101RevistaMeioAmbiente.pdf

 

Seqtra ganha prêmio de sustentabilidade

30 agosto 2011   //   Por SEQTRA   //   Notícias  //  Comentários desativados

A Seqtra recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio “Transporte Responsável” na categoria Índice Geral Ambiental (IGA), promovido pela Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (Fabet), em conjunto com a revista Transporte Mundial.

O IGA é obtido através de dados da empresa, considerando os aspectos ambientais de ordem legal, econômica, ambiental e ética. Mais de 700 empresas foram inscritas, das quais 57 foram classificadas e 10 ficaram entre as finalistas. Na categoria de cases, a Seqtra ficou entre as cinco finalistas.

Fonte: Redação WebPesados - http://www.webtractor.net/revista/index.php/logistica/3804-seqtra-ganha-premio-de-sustentabilidade

 

SEQTRA é considerada a melhor transportadora em Sustentabilidade

24 agosto 2011   //   Por SEQTRA   //   Notícias  //  Comentários desativados

Essa é a segunda vez que a empresa conquista o primeiro lugar na premiação

Bruno Martins, reportagem do Portal Transporta Brasil


A Seqtra – Engenharia Logística e Negócios Sustentáveis conquistou, pela segunda vez, o primeiro lugar no Índice de Gestão Ambiental (IGA) do Prêmio Transporte Responsável 2011. A premiação foi promovida pela Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (FABET) em conjunto com a revista Transporte Mundial.

O IGA é obtido através de dados da empresa, considerando os aspectos ambientais de ordem legal, econômica, ambiental e ética. No total, foram inscritas mais de 700 empresas inscritas. Destas, 57 foram classificadas e 10 ficaram entre as finalistas. Na categoria de cases, a Seqtra ficou entre as cinco finalistas.

“Nascemos com uma visão voltada para a sustentabilidade e, neste ano, mais uma vez mostramos um balanço real e expressivo de nossas captações de CO2 no transporte junto aos nossos clientes”, declarou Dario Palhares, presidente da transportadora. “Fazíamos  apenas a compensação para os nossos clientes por meio da compra de créditos de carbono no mercado. Agora buscamos e desenvolvemos programas de sustentabilidade, com na recuperação de rios e matas ciliares, com apoio direto da sociedade local”, completou.

Fonte: http://www.transportabrasil.com.br/2011/08/seqtra-e-considerada-a-melhor-transportadora-em-sustentabilidade/


SEQTRA é Bi-Campeã no prêmio de melhor Transportadora em Sustentabilidade

18 agosto 2011   //   Por SEQTRA   //   Notícias  //  Comentários desativados

A  empresa foi vencedora pela segunda vez na categoria “IGA” no “Prêmio Transporte Responsável 2011” promovido pela FABET

 

Pelo segundo ano consecutivo, foi entregue em São Paulo na noite de terça-feira, 16 de agosto, o Prêmio Transporte Responsável 2011, promovido pela FABET- Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, em conjunto com a revista Transporte Mundial.

E após ter recebido o mesmo prêmio no ano passado, a Seqtra – Engenharia Logística e Negócios Sustentáveis recebeu de novo o 1º lugar no IGA (Índice de Gestão Ambiental). O IGA é obtido através de dados da empresa, considerando os aspectos ambientais de ordem legal, econômica, ambiental e ética. A disputa foi acirrada, pois foram inscritas ____ empresas, destas ___foram classificadas e 10 ficaram entre as finalistas. Nos cases, a Seqtra ficou entre as cinco finalistas.

O presidente da transportadora, Dario Palhares, elogiou mais uma vez a iniciativa do Prêmio e disse estar orgulhoso pelo segundo prêmio consecutivo. “Com dois anos de vida, a Seqtra foi de novo  a empresa com maior pontuação no critério Responsabilidade Sócio Ambiental dentre as inscritas, nascemos com uma visão voltada para a sustentabilidade e neste ano mais uma vez mostramos um balanço real e expressivo de nossas captações de CO2 na transporte junto aos nossos clientes. Além disto “ Evoluímos em todos os Sentidos “ quando incorporamos a visão da cultura pela sustentabilidade junto a comunidade onde operamos, com apoio incondicional de nossos clientes e parceiros, possibilitando mais uma vez ganharmos este prêmio tão importante. “, comentou o executivo.

“Fazíamos  apenas a compensação para os nossos clientes por meio da compra de créditos de carbono no mercado. Agora buscamos e desenvolvemos programas de sustentabilidade, com na recuperação de rios e matas ciliares, com apoio direto da sociedade local, onde podemos aplicar estes recursos em parcerias, como o no case em conjunto com a ArcelorMittal, em Minas Gerais, ” acrescenta  Palhares.

“O foco atual é fortalecer a Gestão da Segurança Viária e Veicular em suas operações logísticas, para isto formamos uma nova parceria com a conceituada empresa multinacional CEPA SAFE DRIVE, com larga experiência e capacitação para contribuir com o propósito de “Zerar nossos Acidentes” e gerar valor em nossos índices de ISV e IDH”, conclui  o presidente da Seqtra.

Agora a SEQTRA se prepara para crescimento duradouro e continuo, solidificada com seu sistema de gestão logística e de terceiros, denominado SLIIC (Soluções Logísticas Inteligentes & Itens Controlados), que visa fazer o controle logístico de toda a operação de transporte em tempo real, onde entre outras informações aponta a contabilização das emissões de CO2 emitidas pelos caminhões, consolidação de cargas e balanço de emissões realizadas e evitadas. O fornecimento destas soluções de sistemas é todo integrado na base SAP, para qualquer modelo de embarcador.

 

Prêmio Transporte Responsável 2011

18 agosto 2011   //   Por SEQTRA   //   Notícias  //  Comentários desativados
Na noite de ontem, o Moinho Eventos, em São Paulo, foi palco da segunda edição do Prêmio Transporte Responsável, promovido pela Revista Transporte Mundial, que reuniu, em um clima de confraternização e troca de experiências, representantes das principais fabricantes de veículos pesados, implementos, transportadoras, entidades, para contemplar a entrega dos prêmios às principais transportadoras que estão se destacando na implementação de práticas sustentáveis. A iniciativa contou com o patrocínio das empresas Scania, Randon e Cantu Pneus, e também com o apoio da Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte (Fabet), que na ocasião foram homenageadas por sua importante contribuição ao mercado brasileiro de transporte rodoviário de carga.

Na categoria Transporte Rodoviário de Cargas Pesadas, a vencedora foi a empresa Brasilmaxi Logística, seguida pela Gafor e Transbittar.  No Índice de Segurança Veicular (ISV), o destaque ficou para a atuação da Translogístics. No Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), dividiram o primeiro lugar as empresas Gafor e Brasilmaxi Logística. E no Índice de Gestão Ambiental (IGA), a Brasilmaxi Logística levou a melhor novamente.

Na categoria Transporte Rodoviário de Carga em Geral, em uma briga acirrada, o resultado acabou dando o primeiro lugar para a Estrada Transportes, o segundo para a Transporte Excelsior e o terceiro para a Supricel Logistics.  Nos índices, a Estrada Transportes se mostrou a melhor no ISV, enquanto que no IDH quatro empresas dividiram o pódium: Expresso Nepomuceno, Gafor, Rapido 900 e Transporte Excelsior. No IGA, a Seqtra ficou em primeiro lugar.

Novidade nessa edição do prêmio Transporte Responsável, a categoria Cases contemplou exemplos de práticas bem-sucedidas no âmbito sustentável das empresas  Dalçoquio e Expresso Nepomuceno, cujas histórias serão retratadas nas próximas edições da revista Transporte Mundial.

Na ocasião, a Randon aproveitou o importante momento do prêmio para oficializar a doação de três semirreboques siders da marca para as aulas práticas concedidas pela Fabet. A empresa apóia a entidade desde 2004, e, segundo Claude Padilha, gerente de marketing da Randon, acredita no trabalho sério e competente desenvolvido pela entidade.

Fonte: Transporte Mundial: http://www.transportemundial.com.br/index.asp?codc=1708

SEQTRA Entre os Finalistas do Prêmio Transporte Responsável 2011

10 agosto 2011   //   Por SEQTRA   //   Notícias  //  Comentários desativados

A entrega do prêmio será no próximo dia 16, no Moinho Eventos, em São Paulo

Foto: Divulgação

Em sua segunda edição e com o objetivo de destacar as empresas do setor de transporte rodoviário de carga que desenvolve políticas para redução do impacto de suas atividades na sociedade o Prêmio Transporte Responsável chega à sua reta final.

Conheça agora os finalistas das categorias Transporte de Cargas em Geral e Transporte de Cargas Perigosas. Serão reconhecidos os três primeiros colocados de cada categoria. Além disso, o primeiro colocado que em cada uma das pesquisas que formam o ranking também receberá um certificado durante a festa de premiação.

Os índices/questionários que formam o ranking são: O ISV, Índice de Segurança Veicular; o IDH, Índice de Desenvolvimento Humano; e o IGA, Índice de Gestão Ambiental. As transportadoras inscritas, para receber a pontuação, responderam esses três questionários e apresentaram o caderno de evidência, que é a documentação comprovatória do que foi respondido na pesquisa. As transportadoras com as melhores pontuações receberão da Revista Transporte Mundial e Fabet certificados de excelência na redução dos impactos sócio-ambientais e terão suas iniciativas divulgadas.

Este ano, começou a fazer parte do prêmio a categoria “Case”, na qual as concorrentes apresentam um case que mostra uma ação específica feita dentro do objetivo do Prêmio Transporte Responsável.

Segue abaixo a lista, por ordem alfabética, das empresas finalistas.

FINALISTAS DO PRÊMIO TRANSPORTE RESPONSÁVEL 2011
Transporte de Carga em Geral
Coopercarga
Cootravale
Estrada Transportes Ltda
Expresso Nepomuceno S/A
Gafor Ltda
Rápido 900 de Transportes Rodoviários Ltda
Seqtra Engenharia Logística Ltda
Supricel Logística Ltda
Transportes Excelsior Ltda
TWA Transportes Ltda

Transporte de Cargas Perigosas
Agaé Transportes e Comércio Ltda
Brasilmax Logística Ltda
Gafor Ltda
Transbittar Ltda
Translogístics Consultoria Ltda.

Cases
Dalçoquio
Expresso Nepomuceno S/A
Gafor Ltda.
Seqtra Engenharia Logística Ltda.
Transbittar Ltda.

A divulgação das vencedoras e a entrega da premiação acontecerá dia 16 de agosto, a partir das 20h, no Moinho Eventos, na Mooca, em São Paulo.

FONTE: Fabet/SP

SEQTRA contrata a CEPA para o primeiro processo de Segurança em Transportadora

10 agosto 2011   //   Por SEQTRA   //   Notícias  //  Comentários desativados

Em mais uma ação inovadora para consolidar sua visão “ Evolução em todos os Sentidos “, a SEQTRA – Engenharia Logística e Negócios Sustentáveis -acaba de formar uma parceria duradoura com uma das maiores empresas de segurança viária no mundo e com aval da ONU, a CEPA Safe Drive que acaba de ser contratada pela SEQTRA para desenvolver um projeto de segurança veicular exclusivo aplicado os seus motoristas e caminhões no transporte de materiais siderúrgicos, mineração e carga geral.

O projeto consiste na criação do “MCSV “ – Manual de Condução de Segurança Veicular – voltado para as operações logísticas da SEQTRA principalmente para o setor siderúrgico e de mineração, contudo este manual atenderá toda demanda logística da SEQTRA independente a característica da carga.

Assim que finalizado, com a criação de um manual único, este processo de gestão de segurança será o primeiro desenvolvido pela CEPA para uma empresa de transporte e logística no Brasil.

Uma das Inovações será o uso de telemetria em todos os veículos para monitorar e assessorar os motoristas para uma condução segura focando o “ Zero Acidentes “ na operação da SEQTRA.

“No momento que criamos este projeto, pensamos em evoluir significativamente no aperfeiçoamento da nossa gestão de segurança. Com sensores implantados nos veículos e um treinamento específico, nossas operações estarão mais seguras. Com mais esta ação afirmamos nosso propósito pelo lutar ao máximo pela redução de nossas emissões de carbono e sempre buscar a marca de zero de acidentes. Não é a toa que a Sustentabilidade, é a base da nossa marca”, comentou Dario Palhares , presidente da SEQTRA.

CEPA – Centro de Prevenção de Acidentes- Fundado em 1987 por um grupo de engenheiros, técnicos e especialistas em segurança viária, a CEPA desenvolve, implanta e administra programas de controle e gestão de riscos gerados por acidentes de trânsito. Os serviços oferecidos permitem a obtenção de melhores índices de segurança na frota através da disseminação de conhecimento e reforço da conscientização daqueles funcionários que operam veículos a serviço da empresa.

SEQTRA – A primeira na captação e compensação de CO2- Com matriz em Caxias do Sul, RS, a SEQTRA conta com uma frota de 800 caminhões, entre próprios e agregados, para atender a demandas proeminentes nas regiões Sul e Sudeste, de seus dois grandes clientes: USIMINAS e ArcelorMittal. Utiliza como base suas 11 filiais, localizadas principalmente no eixo São Paulo e Minas Gerais. Ainda para 2011, a transportadora anuncia a abertura de três novas filiais: Vitória (ES) e São Francisco do Sul (SC), para atender a demandas da Arcelor Mittal, e Volta Redonda (RJ), que atenderá à CSN (Companhia Siderúrgica Nacional).

A empresa desenvolveu um sistema único, o SLIIC, que além de gerenciar todo o processo logístico também contabiliza e faz o balanço das emissões de CO2 em tempo real, do embarque até a entrega do produto. Estas informações se traduzem em ações socioambientais, com destaque para os projetos de restauração florestal de matas ciliares em parceria com os clientes e organizações ambientais e sociais localizadas no em torno do próprio projeto.

Fonte: Portal Fator - 09/08/2011 – 09:36

 

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