SEQTRA Engenharia Logística e Negócios Sustentáveis

A logística da ArcelorMittal Tubarão – Alexandre Rosado Barbosa

22 julho 2011   //   Por SEQTRA   //   Notícias  //  Comentários desativados

A logística da ArcelorMittal Tubarão – Alexandre Rosado Barbosa

Siderurgia Brasil — Edição 74

Em entrevista à revista Siderurgia Brasil, o gerente de logística de produtos da ArcelorMittal Tubarão, Alexandre Rosado Barbosa, explica a importância da logística para o bom desempenho e as ações da empresa nessa área.

Siderurgia Brasil – Qual é o papel da logística de movimentação de materiais no desempenho geral da ArcelorMittal Tubarão?
Alexandre Rosado Barbosa –
A logística tem um papel importante na diferenciação do serviço. O que no passado significava a entrega dos produtos aos clientes no prazo, hoje significa agregar valor através de um atendimento diferenciado, seja na qualidade, no custo competitivo, no transporte com segurança e no prazo acordado, sem deixar de considerar a gestão de ativos e de imobilizado. Para isso, é fundamental a atuação da logística alinhada com as necessidades dos clientes de forma a buscar continuamente soluções inovadoras.

SB – Quais têm sido os desafios enfrentados pela ArcelorMittal Tubarão nessa área?
Barbosa –
O principal desafio é o de buscar alternativas de distribuição logística para o mercado nacional, já que as condições restritivas na infraestrutura disponível no país, em todos os modais de transporte, exigem soluções muitas vezes customizadas por região.

SB – Quais são os projetos e investimentos realizados pela ArcelorMittal Tubarão em infraestrutura e processos de logística de movimentação de materiais nos últimos anos?
Barbosa –
Em função da localização estratégica privilegiada perto do mar, nos últimos anos a ArcelorMittal Tubarão tem focado no desenvolvimento do transporte marítimo por cabotagem. Foi implementado, em conjunto com empresas parceiras, o sistema de abastecimento de produtos para a ArcelorMittal Vega – um departamento de Tubarão localizada em São Francisco do Sul (SC) –, via barcaças oceânicas, onde se investiu na construção de um terminal marítimo dedicado a suportar esta distribuição e garantir atracação das embarcações no Sul. Este fluxo de transporte por cabotagem também é utilizado para realizar o atendimento aos clientes da região Sul do país.

SB – A empresa pretende implementar novos projetos nessa área no curto e médio prazos?
Barbosa –
A estratégia de logística da ArcelorMittal Tubarão é ampliar a utilização do modal cabotagem e para isso é necessário estudar, tanto a capacidade de transporte, como a capacidade dos terminais. E para melhor atender clientes mais distantes, também estamos ampliando o nosso centro de distribuição em Caxias do Sul (RS).
www.arcelormittal.com.br

Comments are closed.